REABILITAÇÃO
O Setor de Reabilitação é composto por equipe multiprofissional especializada e integrada nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, além da Classe Hospitalar e Brinquedistas.
Estes profissionais atuam nas Enfermarias, UTI, Pronto-Socorro e Ambulatório, fornecendo atendimento exclusivo aos pacientes acompanhados neste hospital. São realizados atendimentos de diagnóstico e intervenção breve, individuais e/ou em grupo, visando promoção da saúde e melhora da qualidade de vida.
Participamos da implantação e desenvolvimento do Projeto TRAVESSIA e do Grupo PANDA. O Serviço de Reabilitação também integra as Comissões de Humanização, de Estágio, de Cuidados Paliativos, de Segurança do Pacientes e da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional.
FONOAUDIOLOGIA
A Fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana e seus distúrbios.
O Fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos.
Dentre as especialidades fonoaudiológicas, o serviço de Fonoaudiologia do Hospital Infantil Darcy Vargas atua nas áreas de: Audiologia e Fonoaudiologia Hospitalar.
AUDIOLOGIA
Os indicadores de risco para deficiência auditiva, como uso de medicamentos ototóxicos, quimioterapia, infecções congênitas, entre outros, podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Assim é necessário tanto o diagnóstico precoce como o acompanhamento do desenvolvimento da audição.
O Setor de Audiologia realiza os seguintes exames: Audiometria Tonal, Audiometria Vocal, Avaliação comportamental auditiva, Imitanciometria, Emissões Otoacústicas e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE – antigo BERA). Disponibilidade de vagas para exames auditivos no CROSS.
FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR
A equipe de Fonoaudiologia realiza atendimentos no leito, em todas as enfermarias e UTIs. Também acompanha ambulatorialmente os pacientes após alta hospitalar.
A equipe de fonoaudiologia atua nas seguintes especialidades:
Motricidade Oral – consiste na habilitação/reabilitação relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.
Disfagia – Trata da alteração da deglutição, seja para alimentos ou saliva.
O Fonoaudiólogo é responsável pelo diagnóstico e intervenção da disfagia, podendo atuar individual ou equipe multidisciplinar.
PSICOLOGIA
O serviço de psicologia do HIDV tem como missão prestar atendimento psicológico especializado de forma humanizada aos pacientes portadores de doença crônica de média e alta complexidade como forma de apoio ao diagnóstico e ao tratamento realizado no hospital.
Fornecemos atendimento individual de diagnóstico e de intervenção breve, bem como atendimento em grupos. Também participamos da equipe multidisciplinar dos grupos psicoeducativos para favorecer a adaptação ao tratamento e a melhora da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares que fazem tratamento para Obesidade, Diabetes, Síndrome Nefrótica, Ostomia, Lupus e pacientes com DDS (Distúrbio do Desenvolvimento Sexual).
No ambulatório, desenvolvemos a triagem interventiva em grupo para esclarecer as demandas e direcionar os atendimentos. E nas enfermarias, Pronto Socorro e UTis, realizamos atendimentos individuais aos pacientes internados e grupos para os acompanhantes.
Seguindo a missão do Hospital, também apoiamos o ensino e a pesquisa.
Oferecemos campo de estágio para alunos do 4º e 5º ano. As vagas são publicizadas no Diário Oficial, de acordo com a Resolução Nº SS 105 de 30/10/2012 da Secretaria Estadual da Saúde.
TERAPIA OCUPACIONAL
A Terapia Ocupacional tem como objeto de estudo a ação humana e utiliza toda e qualquer ação do individuo como meio terapêutico.
As atividades (gráficas, expressivas, manuais, lúdicas, etc.) são instrumentos utilizados como forma de tratamento, permitindo que o indivíduo seja espontâneo e criativo, conhecendo suas limitações e potencialidades durante sua ação/ fazer.
Realizamos atendimentos individuais e em grupo nas enfermarias, UTIs e pronto socorro, fornecendo suporte no processo de reabilitação do paciente internado, estimulação do desenvolvimento infantil e adequação postural de pacientes restritos ao leito ou com patologias que causam deformidades.
No ambulatório, são realizados de atendimentos de triagem e de intervenção breve.
BRINQUEDISTAS
O Hospital conta com seis brinquedotecas, localizadas nas enfermarias, centro cirúrgico e ambulatório de oncologia/hematologia.
A organização e o funcionamento destes espaços são realizados pelas brinquedistas, profissionais especializadas que atendem o paciente e seus familiares, promovendo um espaço lúdico, acolhedor e que remete ao cotidiano da criança.
É propiciada uma vivência à criança que lhe permite brincar de forma criativa, resgatar sua confiança e atividades prazerosas.
CLASSE HOSPITALAR
A Classe Hospitalar foi desenvolvida a partir de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, por intermédio da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer.
O atendimento pedagógico é fornecido ao paciente internado no hospital e em tratamento ambulatorial oncológico, hematológico e de hemodiálise.
As professoras oferecem apoio escolar prioritário às crianças do ensino fundamental, viabilizando o acesso à educação e a manutenção do vínculo com a escola por meio de um currículo flexibilizado e/ou adaptado e favorecendo o seu ingresso, retorno ou adequada integração no seu grupo escolar.
As aulas são ministradas na brinquedoteca e no leito. São elaborados projetos pedagógicos periódicos, através dos quais são ensinados conceitos pertinentes às matérias do currículo escolar.