Humanização

Hospital Infantil Darcy Vargas

É o processo de transformação da cultura institucional, que reconhece e valoriza os aspectos subjetivos, históricos e socioculturais de usuários e profissionais, assim como os funcionamentos institucionais, para a compreensão dos problemas e elaboração de ações que promovam boas condições de trabalho e qualidade no atendimento (Política Nacional de Humanização)


Nos últimos anos, a humanização hospitalar vem assumindo crescente importância e reafirmando os efeitos positivos sobre a recuperação de pacientes. Os programas de humanização consistem em atividades de valorização do ser humano, com o desenvolvimento se aptidões pessoais de vivência, solidariedade e relacionamento entre familiares, profissionais, funcionários e pacientes.
A Comissão de Humanização do HIDV atua em diversos projetos, com apoio do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, como proposta de uma Política Estadual de Humanização, alinhada à Política Nacional, que visa enfrentar os desafios no SUS por meio de um esforço conjunto na construção e implantação de novos métodos e dispositivos de atenção à saúde e da qualidade nas relações entre os atores do sistema.

 


Programas Institucionais

Sistema de atendimento ao usuário, que vem contribuindo para a efetivação da Lei 10294/99, de Proteção e Defesa do Usuário do Serviço Público do Estado de São Paulo, com vistas à qualidade, satisfação e aos direitos do usuário, para avaliar as atividades da organização e tornar o atendimento mais humano e personalizado.
Equipe multidisciplinar para apoio ao processo de transição e acolhimento para pacientes que atingem idade para tratamento em serviços destinados a adultos.
A criança, com idade até 18 anos, internada em hospital ou unidade de saúde tem direito ao acompanhamento permanente do pai e da mãe, ou de pessoa que os substitua. No Hospital Infantil Darcy Vargas, este direito é exercido desde 1988, com a instituição do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.
Melhorar o atendimento dos pacientes, através da satisfação e comodidade aos acompanhantes.
Facilita a interface entre servidores, usuários e a alta administração.
Programa direcionado aos funcionários, com atendimento nutricional individualizado e em grupo, promoção de reeducação alimentar e mudança de hábitos. Inserido no Programa Hábitos Saudáveis, da Secrearia de Estado da Saúde, contemplando cinco eixos: nutricional, psicológico, atividade física, lazer e cultura.
Promove, através de ações lúdicas e brincadeiras educativas, a importância da mastigação, ingestão de líquidos e diminuição de consumo de guloseimas.
Visa acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos bebês que estiveram internados na UTI Neonatal.

 

Projetos em Parceria

Visita de animais terapeutas, com rígidos protocolos de saúde e comportamento, aos pacientes internados – Parceria com a ONG Patas Therapeutas.
Atividades lúdicas realizadas especificamente no domingo por grupos voluntários, no anfiteatro, para que as crianças internadas recebam suas visitas – a família, vizinhos e os amigos.
Parceria com o Instituto História Viva que tem por objetivo aproximar crianças e idosos fragilizados por meio de contação de histórias
Visitas que levam música às enfermarias e outros ambientes do Hospital onde há pacientes em luta contra o câncer. Inclui oficinas de instrumentos musicais percussivos, para trabalhar a musicalidade, ensaiar e tocar juntos.
Utiliza a arte como instrumento de comunicação e expressão, buscando propiciar experiências que criem conexões e vínculos significativos entre as pessoas.
Grupo de voluntários que faz cabelos de lã de princesas e toucas de heróis para meninas e meninos com câncer. Veja mais.
Oficinas de artesanato com mães de pacientes, que gera renda para elas e para programas do voluntariado. Conheça mais.
Proporciona ao paciente e funcionários, momentos de musicalização e criatividade. Parceria com o Colégio Miguel de Cervantes.
Tem a missão de possibilitar a transformação de vida das famílias socialmente vulneráveis, as qualificando e potencializando através de apoio social, psicológico e espiritual. Realiza ações de visitas aos leitos levando assistência, conforto espiritual e acolhimento a todos, comemoração de aniversário e interação com as crianças realizadas por jovens fantasiados de Super-Heróis e Princesas. Veja mais.
Facilita os processos de expressão de sentimentos, de comunicação e de integração entre a criança, vítima de patologia oncológica e equipe de cuidados de forma lúdica. Parceria com a ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia
Proporciona aos pacientes oncológicos passeios a lugares como parques temáticos, praia, shopping, cinema, museu e também a uma colônia em São Lourenço (SP).
Procura .
Apoio ao tratamento de crianças do serviço de Oncologia, especialmente ajudando na compreensão de como é feita a coleta de líquor
Estão sendo realizadas oficinas de plantio de temperos, nas quais cada criança customiza seu vaso e planta seu tempero preferido, tendo a missão de cuidar dele em casa e a mãe utilizar nas refeições. Veja mais
Proporciona aos pacientes internados, através de contadores de histórias infantis, a possibilidade de minimizar seu estado de debilitação, com criatividade e alegria.
Voluntários realizam trabalhos utilizando a técnica do palhaço. Veja mais
Trabalho voluntário que procura levar amor, consolo, animo e esperança aos pacientes e familiares através da confecção de bichinhos de E.V.A. nos leitos da enfermaria e retaguarda, com mensagens de otimismo e fé.
Programa que incentiva a leitura. Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e voluntárias da Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer e Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas.
Colaboração entre a equipe multiprofissional do Hospital e a Associação das Voluntárias “Amarelinhas”.
Procura sensibilizar a população usuária do hospital para captação de doadores de sangue.
Coleta de lacres de latas de alumínio, que são trocados por cadeiras de rodas para os pacientes. Saiba mais
Sonhando juntos: durante as atividades e brincadeiras, os voluntários estão sempre atentos aos sonhos não materiais que as crianças e adolescentes têm em seus corações. Ao descobrir um desses sonhos de vida, a equipe do Sonhando Juntos busca parceiros para torná-lo realidade, mantendo a confidencialidade.
Personagens caracterizados de DOUTORES TARTARUGAS interagem com as crianças e familiares/acompanhantes e com as equipes de saúde de forma lúdica. Saiba mais. E veja o vídeo

 

Voluntariado

O Hospital Infantil Darcy Vargas conta com o apoio ativo de um grande número de voluntários em seu projetos de Humanização e Qualidade, contribuindo para o acolhimento e conforto das crianças atendidas, em sinergia e complementação ao trabalho de sua equipe técnica.

Há dois grupos organizados de voluntários em ação no Hospital

Voluntárias Amarelinhas

Equipe de voluntárias que desenvolvem atividades de acolhimento aos pacientes crônicos, realizam atividades de recreação e apoio aos pacientes e acompanhantes.

Voluntárias de Rosa

Equipe de voluntárias que desenvolvem atividades de acolhimento, recreação e apoio aos pacientes oncológicos e familiares.

 

Recomendamos:

 

Alguns de Nossos Parceiros

 
 
 

Governo do Estado de SP