É o processo de transformação da cultura institucional, que reconhece e valoriza os aspectos subjetivos, históricos e socioculturais de usuários e profissionais, assim como os funcionamentos institucionais, para a compreensão dos problemas e elaboração de ações que promovam boas condições de trabalho e qualidade no atendimento (Política Nacional de Humanização)
Nos últimos anos, a humanização hospitalar vem assumindo crescente importância e reafirmando os efeitos positivos sobre a recuperação de pacientes. Os programas de humanização consistem em atividades de valorização do ser humano, com o desenvolvimento se aptidões pessoais de vivência, solidariedade e relacionamento entre familiares, profissionais, funcionários e pacientes.
A Comissão de Humanização do HIDV atua em diversos projetos, com apoio do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, como proposta de uma Política Estadual de Humanização, alinhada à Política Nacional, que visa enfrentar os desafios no SUS por meio de um esforço conjunto na construção e implantação de novos métodos e dispositivos de atenção à saúde e da qualidade nas relações entre os atores do sistema.
Programas Institucionais
Projetos em Parceria
Voluntariado
O Hospital Infantil Darcy Vargas conta com o apoio ativo de um grande número de voluntários em seu projetos de Humanização e Qualidade, contribuindo para o acolhimento e conforto das crianças atendidas, em sinergia e complementação ao trabalho de sua equipe técnica.
Há dois grupos organizados de voluntários em ação no Hospital
Voluntárias Amarelinhas
Equipe de voluntárias que desenvolvem atividades de acolhimento aos pacientes crônicos, realizam atividades de recreação e apoio aos pacientes e acompanhantes.
Voluntárias de Rosa
Equipe de voluntárias que desenvolvem atividades de acolhimento, recreação e apoio aos pacientes oncológicos e familiares.